Legião de Maria

Um Movimento Internacional

Somo leigos que querem colaborar na missão evangelizadora da igreja.

A Legião de Maria é um Movimento Internacional, católico, de leigos que querem colaborar na missão evangelizadora da igreja.

Foi fundada por Frank Duff, em Dublim, na Irlanda no dia 07 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora.

Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto às pessoas mais afastadas da igreja. Daí, a enorme variedade de trabalhos de apostolado realizados pelos legionários, dos quais podemos citar:

• visitas a lares
  • aos doentes, pessoas idosas ou solitárias
  • aos não-católicos
  • visitas a hospitais e a casas de recolhimento
  • Catequese
  • Visita a presos e as suas famílias
  • alfabetização de crianças, jovens e adultos
  • levar comunhão aos enfermos
  • acompanhar e auxiliar o Padre nas visitas aos doentes e idoso quando necessário

e outros trabalhos de acordo com os respectivos párocos; pois a Legião está a disposição da Autoridade Eclesiástica, para toda atividade de apostolado leigo.

Qualquer católico praticante pode se tornar Membro Ativo da Legião de Maria, desde que se encontre animado do seu espírito, ou pelo menos, disposto a esforçar-se por adquiri-lo e vivê-lo.

As crianças e jovens menores de 18 anos só podem ser admitidos em grupos juvenis.

A espiritualidade da Legião baseia-se principalmente na fé, na ação conjunta do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e nos estabelecimento do Reino de Deus, no mundo.

O elemento de base da Legião de Maria é o Praesidium (nomenclatura latina que significa guarnição, grupo), formado de 05 a 20 pessoas que se reúnem para, sob o comando de Maria, realizar o apostolado.

Os membros dum Praesidium tem três obrigações fundamentais:

1. assistir regularmente a reunião semanal, na qual rezam em conjunto e recebem uma formação espiritual e prática para o apostolado;
  2. executar um trabalho apostólico, definido, do qual são encarregados pelo Praesidium e de que prestam contas, em cada reunião
  3. rezar diariamente a Catena (nomenclatura latina que significa corrente). É a oração da Magnificat, com antífona.

Existem também os Membros Auxiliares, para apoiar com a Oração, os Membros Ativos. Tem o dever de rezar diariamente, pelas intenções da Santíssima Virgem, as orações especiais da Legião de Maria.

Em nossa paróquia existem dois grupos da Legião de Maria, a saber:

Praesidium Nossa Senhora da Assunção, fundado em 15 de agosto de 1987

Reunião – Terças-feiras às 15h no Centro da Comunidade Nossa Senhora de Fátima – San Martin

Oração do Ofício de Nossa Senhora todos os sábados às 19h na capela de Nossa senhora da Conceição no Vietnã.

Contato: Aurinete Ferreira Camargo – fone: 81 3228-1373 | 8870-1451

Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora, fundado em 07 de Junho de 1996

Reunião – Quintas-feiras ás 19:30h no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Bonge

Contato – Marineide Santiago tenório – censa2010@hotmail.com – fone 81 3445-4969 | 3228-3990