Irmãs Clarentianas

Irmãs Clarentianas

As Missionárias de Santo Antônio Maria Claret

Alicerçadas na Eucaristia e vivendo o lema Bondade e Alegria!

As Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, também chamadas Missionárias Claretianas, é uma Congregação fundada em Londrina – Paraná – Brasil, no dia 19 de março de 1958, por Dom Geraldo Fernandes Bijos e Madre Leônia Milito. Surgiu como resposta às necessidades de mais evangelizadores para a América Latina e de pessoas dispostas a consagrar sua vida a Deus e aos irmãos especialmente a serviço dos mais pobres.

Enriquecida pelo dinamismo do Espírito Santo e fiel ao princípio de fundação, a Congregação foi  alargando seu horizonte de atuação e, como quis Jesus, chegou rapidamente a todas as partes do mundo. Hoje, a Congregação, que tem sua sede administrativa e casa da fundação em Londrina, está presente em 17 países, nos cinco continentes.
Alicerçadas na Eucaristia e vivendo o lema Bondade e Alegria, as Irmãs Missionárias Claretianas, reconhecem que sua vocação é colocar-se inteiramente à serviço da missão evangelizadora da Igreja, dar glória a Deus no cumprimento de sua vontade e assemelhar-se a Jesus em suas atitudes de doação aos irmãos.

A fecundidade deste Carisma se manifesta generosamente, através das irmãs claretianas, dos leigos membros do Instituto Claretiano de Leigos Missionários – ICLEM e das consagradas leigas da Fraternidade Eclesial Claretiana – FEC. Unidos em torno deste ideal comum, na resposta à própria vocação, concretizam o Carisma de ser no mundo uma especial presença de Jesus Missionário do Pai e Redentor da humanidade.

Na “graça carismática das origens” as Claretianas encontram os motivos que as levam a continuar buscando, com firmeza, através de todos os meios possíveis, responder às urgências de nosso tempo, na comunhão e no ideal, com dinamismo e fidelidade ao patrimônio espiritual deixado por D. Geraldo e Madre Leônia.

Irma Clerentiana

Madre Leônia Milito nasceu em Sapri, Itália, no dia 23 de junho de 1913.

Com 16 anos ingressou na Ação Católica, e, depois de um longo processo de discernimento, tendo acolhido o chamado de Deus para segui-lo, ingressou na vida religiosa no dia 18 de junho de 1935.

Capa D-Geraldo

Dom Geraldo Fernandes Bijos nasceu em Contagem, Minas Gerais – Brasil, no dia 01 de fevereiro de 1913.

Ingressou na Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria – Missionários Claretianos onde completou seus estudos e sua formação religiosa. Emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 10 de fevereiro de 1929.
Foi ordenado sacerdote em Roma no dia 25 de outubro de 1936.  Foi também ali que se especializou e se doutorou em Direito Canônico.