Praticando a arte de fuxicar

O fuxico é uma técnica artesanal que remonta há pelo menos 150 anos, que aproveita restos de tecido. O nome FUXICO surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos.

O fuxico consiste em umas trouxinhas de panos, feitas costurando círculos recortados de sobras de tecidos. Costuradas umas as outras essas trouxinhas formam colchas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, capas de sofá, almofadas, peças de vestuário, bolsas, bijuterias, entre outros.

Elas também podem ser utilizadas para decorar panos de copa, caixinhas de madeira, tiaras , camisetas e muito mais.
Fonte: Wikipedia

A Paróquia de Fátima promove curso gratuito de fuxico

E no dia 19/10/2017 tivemos a primeira aula do curso gratuito de fuxico. Os participantes estavam presentes no salão principal do Centro Paroquial de Nossa Matriz. Eles, na sua maioria mulheres, aprenderam a arte do fuxico. Trouxeram seu próprio material e, seguindo os passos e orientações da professora, realizaram suas primeiras obras de artesanatos.

A sala estava cheia de paroquianos concentrados em aprender as técnicas dessa arte. O curso continuará sempre às Quintas-feiras. Fique atento para a abertura de novas turmas.

Confira nossa Galeria de fotos:

Veja alguns depoimentos da professora e também das alunas:

Matéria publicada feita por: Ana Paula – PASCOM San Martin