Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo. (Jo 17:21)

Meus queridos e amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
“Eu te peço que Pai que todos sejam um!” (Evangelho de João).

TERÇA-FEIRA, 23 de MAIO DE 2017, TIVEMOS UM MOMENTO DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS.
FOI COM ALEGRIA QUE RECEBEMOS OS IRMÃOS MEMBROS E REPRESENTANTES DO CONSELHO DE IGREJAS CRISTÃS EM NOSSA CASA (PARÓQUIA), TRANSFORMANDO É UM MOMENTO SIGNIFICATIVO DA VIDA DA NOSSA COMUNIDADE.
Pe. Laércio Lima, Sdb, Paróco.

A celebração teve início com algumas palavras de acolhimento ditas por Pe. Laércio aos convidados e ao público presente. Emocionado, o nosso pároco agradeceu pela noite.

Tivemos também um momento aonde um vídeo, mostrando a caminhada da CONIC, foi exibido aos presentes. Nele constava momentos históricos envolvendo encontros das lideranças cristã para promover a paz. Vimos também os povos unidos por mundo mais firme na palavra e exemplo de Deus.

Após à acolhida da Palavra – com o canto “Indo e Vindo, Trevas e Luz – o Diácono Carlos proclamou o Evangelho do Dia. Logo após, o Abuna Elias (Aldo Mota) comentou sobre a importância da união entre os cristãos, contudo sem perder a própria identidade. Cada Igreja Cristã possui suas características, detalhes, simbologia mas, no seu íntimo, todas estão ligadas ao nosso Cristo.

Estiveram presentes:
Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia
Diácono Carlos Beethoven Lisboa Melo

Igreja Episcopal Anglicana
Galileu Lins

Igreja Ortodoxa Malankara
Abuna Elias (Aldo Mota)

Igreja Católica Romana
Pe. Laércio Lima, sdb

Confira os nossos registros desse dia tão importante para nossa comunidade e, também, para nossa paróquia:

Outro momento muito lindo foi quando, juntos e de mãos dadas, entoamos o PAI NOSSO:

ARTIGOS SIMILARES

2 COMENTÁRIOS

1. “Muito me alegra o coração ver as igrejas cristãs celebrando a semana de oração pela unidade dos cristãos. Devemos nos tempos de hoje, esquecer as diferenças teológicas e buscar mais a Cristo nos pobres e excluídos da nossa sociedade da qual vivemos.
    Quando colocamos as diferenças na mesa, é sinal que Cristo ainda não está presente em nós.
    Porém, quando esquecemos as diferenças, Cristo está por completo em todos nós.
    Devemos buscar não só na oração esta unidade tão sonhada, mas principalmente na prática e sem fazer proselitismo ou exclusão uma da outra.
    Cristo deve estar em nós por inteiro e não pela metade.” (Patriarcado Ortodoxo das Nações/Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Brasil – Vladyka Gregorius Magnus/Bispo ortodoxo dos Estados de pernambucano e Alagoas em Recife.)

2. A paz de Cristo esteja sempre conosco!

Agradecemos seu comentário Vladyka. Você compartilhou conosco seus pensamentos e ficamos muito gratos por isso.

Paz e bem!